9 de abril de 2011

Sintonizando: "por que a radiação é tão perigosa?"

Afinal, por que a radiação é tão perigosa?
Porque ela causa danos às células. A radiação é um tipo de energia que é extraída de alguns elementos químicos, principalmente o urânio, o mais usado nas usinas nucleares para gerar eletricidade. Quando em contato com plantas e animais, ela pode causar alterações nos átomos que formam as células e, assim, provocar mudanças que atingem desde a forma de multiplicação até o DNA delas. Os sintomas de quem é contaminado pela radiação variam - eles podem ser mais leves, como enjôos, ou mais sérios, como o câncer. Se a pessoa for contaminada em alta quantidade, pode até morrer!
Abaixo estão alguns dos maiores casos de acidentes radioativos da história.

-- Chernobyl, 1986
É o maior acidente nuclear da história do planeta Terra. Por causa de explosões em um reator durante uma falha em um teste de segurança, uma nuvem de material radioativo atingiu toda a Ucrânia, a Europa Oriental, a Escandinávia e o Reino Unido. Um relatório da ONU de 200 estimou em 4 mil o número de mortes provocadas por esse acidente.

-- Three Mile Island, 1979
O maior acidente nuclear dos EUA rolou nesta usina, que fica perto de Harrisburg,  capital da Pensilvânia. Uma válvula foi aberta para aliviar a pressão do reator, mas, por uma falha, ela não fechou e água fervente vazou no compartimento de urânio, criando um risco de explosão. Mas a situação foi controlada e não houve mortos nem feridos. Ufa!

-- Goiânia, 1987
 Esse não envolveu uma usina nuclear, mas uma máquina de radioterapia que havia sido aposentada. A cápsula que ficava dentro dela continha Césio-137, um poluente tóxico radiativo, foi aberta em um ferro-velho por pessoas que não sabiam do que se tratava. O brilho do césio atraiu a atenção de outros moradores, que o pessaram de mão em mão. Mais de 800 pessoas foram contaminadas e pelo menos 200 morreram.

-- Submarino K-19, 1961
Apelidado de "fazedor de viúvas", esse foi o primeiro submarino soviético a carregar armas nucleares. Sua função era patrulhar a costa dos EUA, até que uma falha na refrigeração fez com que a temperatura subisse muito. Com a ameaça de uma explosão, os tripulantes tiveram que se expor à radiação para resolver o problema. Oito dos 140 morreram pouco depois. A história de coragem deles acabou virando o filme K-19 - The Windowmaker.

Viram como a radiação é muito perigosa? Então, é sempre bom não coçar os olhos nem ingerir nenhum alimento em contato a algo exposto ao ambiente antes de lavar as mãos. 
Leh
-----------
O conteúdo deste post foi retirado da edição 1120 da revista CAPRICHO (abril/2011).

Nenhum comentário: