19 de março de 2011

Organizando seu blog

Oi de novo, pessoal!
O post de hoje (ou melhor, de agora, haha) vai contar um pouco sobre como organizar direitinho um blog com tudo o que os leitores têm direito.


O QUE NÃO FAZER - CONTEÚDO:
* Tome muito cuidado com a ortografia. Nossa, eu sou uma pessoa totalmente incomodada com esse tipo de coisa. Sério, se eu vejo um blog com aquela palavra óbvia errada, ai gente, eu fecho na hora, rsrs. Ela é um dos pontos essenciais para o seu blog ir pra frente, porque ninguém merece ficar lendo uma coisa toda errada, né?
* Nunca, JAMAIS, dê dados pessoais que comprometam sua identidade. A Internet é um perigo e qualquer um pode ler seu blog. Então galera, fiquem atentos aos dados que vocês postam. Dica: nunca falem seu nome completo. Se tiver que colocar seu sobrenome, use o que tem aparência mais comum. Não revele seu endereço, sua idade ou onde você estuda.
* Se você quer visitas no seu blog, selecione um assunto legal, que deixe seus leitores a vontade quando acessam seus posts. Deixe disponível os comentários, assim eles têm mais liberdade de expressar a opinião deles.
* Você pode ser uma anônima na Internet, mas é super chato fazer um gossip-blog (no mal sentido). Um gossip-blog conta sobre a vida dos outros, mas não apenas de famosos. Na quinta-feira, uma amiga minha me contou que tinha um formspring.me rolando solto comentando tudo o que rolava no colégio. E aí, me diz: é legal ver seu nome sendo criticado em plena Internet?

O QUE NÃO FAZER - LAYOUT:
* Os blogs com layout pronto do blogger (sem nem mudar cores, fontes, plano de fundo etc.) não ganham a devida atenção quanto aqueles que o personalizam. Então, faça um esforço para não deixar seu layout sem graça.
* Essa semana fui dar uma fuçada em uns blogs e cheguei em um que não consegui ficar 5 segundos. Tudo por causa do plano de fundo. Ele é fundamental na questão de "saúde na leitura". Não é nada legal colocar aqueles backgrounds super incômodos que ficam piscando, ou com cores que contrastam demais. Isso além de afetar a imagem do seu blog, quando você mesma for ler, provavelmente seu olho vai doer. Então, tome muuuuito cuidado ao combinar as cores do banner, plano de fundo, postagem, gadgets...
* Pode fonte muito pequena? Não. Pode ter fonte ilegível? Não. Preste muita atenção ao selecionar suas fontes. A preferida do pessoal é a 'Comming Soon', mas eu não recomendo ela para fonte padrão nas postagens, porque dependendo do tamanho, é meio que impossível de ler o que está escrito.
* Quando você usa um layout com fundo da postagem meio dark (tipo preto, cinza etc.), quando você for escrever o post, deixe a cor preta (do jeito que tá) e apenas mude para branco (ou a cor que fique melhor) no designer do modelo. Porque aí você muda de layout e o conteúdo do post fica inteirinho branco, não dando para ler.

O QUE FAZER - CONTEÚDO:
* Para deixar o blog com a sua cara, faça-o com um assunto que é da sua preferência! Por exemplo: se você gosta muito de moda, que tal fazer um blog apenas de moda? Ou se você gosta de se embelezar, que tal dar suas dicas num blog de beleza e maquiagem? Escolha o que você quiser escrever, porque afinal, o blog é SEU.
* Quando seu blog tem mais de uma integrante (que é o caso desse), mantenha sempre o contato com ela. Assim vocês combinam na escola, no facebook ou no msn o tema do próximo post, ou da próxima enquete, quem posta o quê e tal.
* O mais fácil num blog é escolher um público alvo. Se você quer falar sobre a adolescência, fale sobre dicas de fotos, beleza, moda etc. Se você quer falar sobre coisas da infância, fale sobre desenhos animados etc.
* Tem alguma dúvida sobre como escreve uma palavrinha ou outra? Vá num dicionário on-line! É a fonte mais confiável quando se trata de ortografia, não é mesmo? Eu recomendo o Michaelis.

O QUE FAZER - LAYOUT:
* Faça um layout alegre. Espalhe seu bom-humor para os leitores e assim eles têm mais gosto em ler o que você escreve.
* Faça com todo o amor do mundo seu banner e o plano de fundo. Porque não vale a pena fazer uma coisa meia-boca, não ganha seguidor e depois não sabe por que né?
* Em relação às fontes, acho melhor usar as padrões do blogger, porque são mais fáceis de ler e ficam boas com - quase - todos os tamanhos.
* Uma dica bem legal é fazer um layout duas cores, por exemplo: o Diário da Giugiu escolheu o marrom e o azul claro. Ele possibilita um relaxamento para os olhos, porque como as cores se repetem, não fica aquela coisa cansativa de 'contraste' (relembrando: nada de combinar verde limão com melancia, hein?!).

Essas são minhas dicas para vocês, espero que aproveitem! Um beijo, Leeh

--------------------
Créditos:

Nenhum comentário: